Notícia
20/01/2024 - https://news.agrofy.com.br/noticia/203472/leite-ganha-terreno-em-relacao-alternativas-plant-based
Leite ganha terreno em relação às alternativas plant-based
Consumo da bebida láctea é mais de 10 vezes maior nos supermercados dos Estados Unidos
A consultoria estadunidense Circana divulgou um avanço do consumo de leite em relação às alternativas plant-based em 2023.
Segundo dados compilados pelo site E Dairy News, a demanda de ambos produtos caíram, mas as bebidas à base de plantas mais que o dobro em relação ao leite.
Os números rastreados em supermercados dos Estados Unidos apontam que o consumo de bebidas à base de plantas em 2023 caiu 6,6% para 337,7 milhões de galões. É o segundo ano consecutivo de quedas e o menor consumo desde 2019.
Os volumes de vendas de bebidas de amêndoa, a maior categoria à base de plantas, caíram 10%, e as bebidas de soja que os ativistas veganos querem nas merendas escolares caíram 8%. Até a aveia, que já foi a próxima grande coisa, subiu apenas 1,4% no ano passado.
Enquanto isso, a demanda por leite sofreu redução de 2,7% no mesmo período. Deste modo, a ideia de que o leite vem perdendo participação no mercado é falsa nos últimos anos.
Além disso, a escala entre os diferentes tipos de produtos é muito diferente. Enquanto os plant-based têm volume de vendas na 337,7 milhões de galões (cerca de 1,275 bilhão de litros), o leite chega a 3,17 bilhões de galões (quase 12 bilhões de litros) nos supermercados dos Estados Unidos.
Segundo a publicação, os números reforçam a importância de diferenciar os tipos de produto em seus rótulos para deixar claro suas origens aos consumidores finais.